Como funciona a dobra de chapa

Durante o processo de dobra, a ferramenta superior, também chamada de punção, é pressionada contra a ferramenta inferior (matriz) de maneira controlada. A chapa de aço é colocada entre as duas ferramentas e é dobrada na forma necessária, abaixando o punção.

A vantagem dos freios profissionais é que os ângulos e os raios podem ser dobrados. Isso é feito simplesmente alterando a punção do material dobrado. A punção tem o formato preciso necessário para a chapa de aço. A chapa pode ser dobrada por diferentes quantidades, dependendo da profundidade de abaixamento. O material a ser dobrado é posicionado contra um batente (bitola traseira) para tornar o processo de dobra o mais eficiente possível.

Dependendo das propriedades do perfil e da aplicação do produto, o perfil é dobrado de acordo conforme solicitação do cliente

Raios e raio de curvatura

Temos dois freios de pressão com dimensões de 3.500 mm e 6.000 mm. Nesses freios de prensa, podemos usar matrizes de raio para dobrar raios internos de alta precisão. Os selos de raio devem ser usados ​​se aços extremamente resistentes, por exemplo, Hardox, tiverem que ser dobrados. Esses materiais são muito duros, mas tendem a rasgar se os raios internos forem muito pequenos.

Com nossas matrizes e selos de raio, garantimos que os materiais sejam dobrados de maneira ideal, de acordo com suas propriedades específicas, sem perder sua estabilidade.

Antes que um raio possa ser dobrado em chapas, o raio de curvatura mínimo deve ser conhecido. Os raios mínimos de curvatura dependem dos tipos de espessura do material e da chapa. Raios predefinidos são necessários para muitas aplicações. Independentemente de serem necessários por razões visuais ou de design.

Com nossas ferramentas de raio (punções e matrizes), podemos produzir raios internos com precisão de 0,5 mm. Alcançamos raios maiores através de múltiplas dobras ou dobras de segmentos.

Quais métodos de dobra existem?

Flexão de ar

A chapa deve ser inserida na máquina para que o material fique apenas nas duas bordas superiores da matriz. A profundidade de inserção pré-programada (profundidade do curso) da punção é controlada pelo CNC; a ferramenta superior (furador) pressiona a chapa na matriz e, ao fazê-lo, dobra o ângulo necessário. No entanto, a operação de abaixamento termina antes que a chapa toque o molde. A principal vantagem da flexão de ar é a flexibilidade de dobrar ângulos diferentes sem precisar trocar a ferramenta (matriz). Essa também é uma razão pela qual a flexão de ar é usada com tanta frequência.

Cunhagem

O princípio básico da cunhagem é o mesmo da flexão de ar. A única diferença está na grande força de prensagem, que atua na peça de trabalho. Os ângulos dobrados dessa maneira são mais precisos, pois a peça é pressionada completamente na matriz. A desvantagem deste método é sua baixa flexibilidade.

Cada matriz permite que um ângulo do perfil definido seja dobrado. No caso de peças com diferentes especificações angulares, o freio da prensa deve ser reajustado. Isso tem um efeito desvantajoso no preço unitário.

Flexão de três pontos

Assim como na dobra de ar, a chapa a ser dobrada é colocada na matriz, de modo que o material toque apenas a ferramenta inferior nas duas arestas superiores da matriz.

O processo de abaixamento também é semelhante ao da flexão de ar; somente a punção é abaixada até que a chapa toque o dado no meio (no terceiro ponto). Se a ferramenta inferior estiver equipada com uma almofada de pressão ajustável ou braçadeira (matriz de altura ajustável), é possível dobrar ângulos diferentes sem alterar a ferramenta.

Essas ferramentas são muito caras para comprar e são usadas apenas por alguns fabricantes.

Passo dobrado

Temos um grande número de matrizes e perfuradores de raio para dobrar chapas com raios internos específicos. No entanto, existem pedidos que exigem raios maiores do que as ferramentas que mantemos em estoque. Nesse caso, dobramos todos os raios necessários por “dobra em etapas”.

Nesse processo de dobra controlado por computador, a chapa de aço é dobrada passo a passo com diferentes dobras de tamanho até que o raio interno necessário seja produzido.

O controle do CNC define a profundidade de inserção do punção e do medidor traseiro com precisão milimétrica. No entanto, a precisão dimensional do raio depende de vários fatores. Em princípio, o raio de curvatura ou raio de curvatura é definido pelo número de dobras necessárias e pela espessura do material.

Por que é necessário um filme dobrado?

O uso de filme de dobra (também chamado de fita de dobra) evita o risco de marcas em chapas sensíveis, peças dobradas de aço, aço inoxidável com superfície do solo, alumínio ou aço V2A / V4A polido com espelho.

O filme dobrado é colocado entre a peça de trabalho e a matriz e protege a chapa de aço do contato direto da ferramenta. É fabricado em poliéster ou poliamida, é extremamente resistente mecanicamente e pode ser usado para várias operações de dobragem.

O filme de dobra é fácil de manusear. Pode ser alterado rapidamente e facilmente. Como o filme impede o contato direto entre a ferramenta e o material a ser dobrado, não há sujeira ou contaminação das peças dobradas. Portanto, não é necessário retrabalhar ou terminar as chapas de aço. Isso naturalmente aumenta a qualidade do produto.

Qual é o raio mínimo de curvatura?

Dobrar é um método de formação de chapas, no nosso caso para fabricação de perfil de aço, no qual as chapas são formadas pelo efeito da força mecânica.

A conformação é realizada usando quatro modernas prensas CNC com dimensões de 4 e 6, porém as dimensões de 8 e 16 m são possíveis. Essas prensas são controladas pela CNC e facilitam imensamente a operação de dobragem. Nossa capacidade de simular processos de dobra nos ajuda a evitar a dobra experimental e, portanto, economizar tempo e material. No entanto, as máquinas não podem fazer todo o nosso trabalho por nós. Em princípio, a dobra é feita inserindo o punção no molde.

A chapa de aço é inserida entre as duas ferramentas e, quando a punção é baixada, a chapa é pressionada na matriz e, dessa forma, o ângulo necessário é dobrado. No entanto, esse processo de dobra oculta vários detalhes, que sempre precisam ser levados em consideração para uma dobra ideal. Todos os metais não se comportam da mesma maneira quando expostos a grandes forças.

Raio de curvatura mínimo

O raio de curvatura mínimo é o menor raio possível, com o qual um perfil de chapa de aço pode ser dobrado sem danificar o material. Este valor depende da espessura do material e da chapa. Existe uma regra prática para chapas de aço, que diz que o raio de curvatura mínimo deve ser pelo menos igual ao valor da espessura da chapa. Para o alumínio, o raio de curvatura mínimo é igual ao valor de duas vezes a espessura da chapa. Se o raio de curvatura for menor que esse valor, a chapa poderá rasgar nas bordas ou o material poderá se partir da superfície.

Trabalho de volta

Se uma peça de trabalho deve ser dobrada com um ângulo específico, ela deve ser dobrada além desse ângulo, porque a peça de trabalho volta um pouco após a dobra. A mola de retorno pode ser compensada muito bem com os modernos freios de prensa CNC.

Só se torna crítico se uma chapa de aço deve ser dobrada com precisão com seu raio de curvatura mínimo, pois a mola traseira significa que o raio de curvatura deve ser menor que o raio de curvatura mínimo. Por esse motivo, o raio mínimo de curvatura real deve sempre ser maior que o raio teórico possível.

conhece a diferenca entre o perfil de aco laminado e dobrado entenda aqui - Você conhece a diferença entre o perfil de aço laminado e o dobrado? Entenda aqui!

Para que são necessárias as peças grandes?

Formatos de chapas de aço com tamanho de 8 a 16 metros. Tamanhos maiores – A busca pelo progresso, a movimentação dos próprios limites e a superação dos limites técnicos estão ancorados profundamente na natureza humana. E assim, a cada ano, novos recordes são quebrados.

Na usinagem de chapas de aço, a tendência é de peças de trabalho cada vez maiores. Existem várias vantagens em dobrar chapas para perfil de aço com um comprimento superior a 8 m. Alguns anos atrás, não era possível usar peças grandes. Por exemplo, se uma peça dobrada de 16 m de comprimento fosse necessária, essas peças teriam que ser soldadas a partir de várias peças menores.

Apesar dos procedimentos modernos de soldagem, as soldas ainda são um ponto fraco. O efeito do calor durante a soldagem não apenas derrete o material. Ele também altera ligeiramente sua estrutura cristalina, o que enfraquece a capacidade de carga e aumenta a suscetibilidade à ferrugem da grande parte produzida. A fabricação de soldas também consome tempo e consome muito material, por exemplo, porque o perfil de aço de ponte precisam ser soldadas usando uma proteção contra gás e depois verificadas usando testes de raios-X.

Peças cada vez maiores são produzidas para reduzir essa despesa. As máquinas capazes de usar essas peças crescem de acordo com as peças de chapa cada vez maiores. Tem havido uma forte demanda por grandes partes nos últimos anos. O transporte de chapas ou chapas com grandes comprimentos são mais caros, de modo que as importações valem apenas a pena para peças pequenas.

Campos de aplicação de Perfis Dobrados

  • Construção metálica
  • Indústria de máquinas
  • Engenharia de equipamentos
  • Marcenaria em metal
  • Galeria de construção
  • Fabricação de móveis de metal
  • Equipamento para instalações industriais (química, petroquímica, farmacêutica, alimentícia, etc.)
  • Fabricação de máquinas agrícolas
  • Equipamento para os setores ferroviário, naval, militar, nuclear e de energia
  • Peças de equipamentos para máquinas agrícolas,
  • Setores ferroviário, naval, militar, nuclear e de energia
  • Fabricação de peças para portões e cercas
  • Fabricação de peças de equipamentos de proteção, como trilhos, cercas, corrimões, pára-choques, etc.
  • Fabricação de peças de mobiliário urbano

Referência: https://bityli.com/CI4RL

AçoForte, soluções em cortes e conformação de aço em Itajaí/SC.

Atuando com dinamismo e excelência, a AçoForte apresenta soluções completas e personalizadas em aço e alumínio. Desde 2010, comercializa produtos de qualidade e fomenta o crescimento de diferentes segmentos na região de Itajaí em SC.

Contamos com a melhor equipe de especialistas para atuar com máxima eficiência, são profissionais com vasta experiência e dedicados em oferecer os melhores resultados.