O aço carbono é conhecido por ser uma das ligas metálicas mais utilizadas na área da indústria e da construção civil. Por ser resultado de dois elementos muito poderosos, o ferro e o carbono, esse material pode ser usado para a construção de carros e outros automóveis, máquinas, aplicações em decorações de ambientes rústicos, entre outras coisas.

Neste texto, vamos entender melhor o que é aço carbono e como ele é utilizado diariamente, falando um pouco sobre suas propriedades e aplicações. Continue lendo para descobrir!

O que é aço carbono?

Conforme explicamos acima, o aço carbono é uma liga metálica que dispõe de 0,008% a 2,11% de concentração de carbono em sua composição, dando ao aço um nível tão elevado de resistência e permitindo que ele seja usado em grande escala na atividade industrial.

O ferro gusa, nesse sentido, é uma das bases mais utilizadas para criar diversos tipos de aço, que se dividem em baixo, médio e baixo carbono. A seguir, falamos um pouco sobre cada um deles.

Que aplicações são possíveis com o aço carbono?

O aço carbono pode ser utilizado em diversos tipos de atividades, em especial para o uso industrial e comercial, por conta das características que já mencionamos. Porém, existem outros setores que fazem do aço carbono uma matéria-prima importante e muito aproveitada, como na produção de placas para produção de tubos de aço, no ramo da construção civil, ao fazer engrenagens para peças de máquinas que precisam de uma alta resistência, entre outros.

Além disso, o aço carbono vem ganhando espaço como matéria-prima de projetos de arquitetura mais contemporâneos e até mesmo para decoração de interiores, dando um ar rústico aos ambientes.

Por fim, encontramos o aço carbono em outros momentos do nosso dia a dia, como nos aparelhos da academia de ginástica, nos brinquedos de nossos filhos, nos corrimões de escadas, nos hidrantes espalhados na rua e até mesmo em equipamentos hospitalares.

Quais os benefícios do aço carbono?

Ao saber de todas essas características, você pode estar se perguntando: o aço carbono é realmente a melhor opção? Quais são os benefícios dessa matéria-prima, em especial na indústria?

Em primeiro lugar, além de ser um material com ótimo custo-benefício, o aço carbono, como já mostramos, possui diferentes aplicações, mostrando-se um material muito versátil e com alta resistência.

os beneficios de optar pelo aco carbono - Conheça os benefícios de optar pelo aço carbono

Além disso, o aço carbono é extremamente durável e possui um baixo ponto de fusão, conferindo maior soldabilidade e mais opções de uso. Tubos de aço carbono, por exemplo, são encontrados em diferentes modelos e formatos, sendo a melhor opção para aqueles que procuram custo-benefício, segurança e resistência em um só material.

Onde comprar aço carbono?

Itens como tubos de aço, chapas de aço, retalhos e lotes de chapas de aço são alguns dos produtos em aço carbono mais procurados, e realizar a compra (ou venda) desses materiais pode ser mais fácil do que parece, para quem sabe onde procurar.

Referência: https://curt.link/lXH1iF

AçoForte, soluções em cortes e conformação de aço em Itajaí/SC.

Atuando com dinamismo e excelência, a AçoForte apresenta soluções completas e personalizadas em aço e alumínio. Desde 2010, comercializa produtos de qualidade e fomenta o crescimento de diferentes segmentos na região de Itajaí em SC.

Contamos com a melhor equipe de especialistas para atuar com máxima eficiência, são profissionais com vasta experiência e dedicados em oferecer os melhores resultados.